Detran/AL inicia ações educativas do Plano de Segurança Viária para Motociclistas

Projeto tem meta de reduzir, no mínimo, 6% o número de acidentes de trânsito com a categoriarnrn

81693a29cff62b01f13a6231314acdef_l

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) iniciou nesta terça-feira (4) as ações educativas do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da cidade de Arapiraca, coordenadora local do projeto. O plano tem a meta de reduzir, no mínimo, 6% o número de acidentes de trânsito com a categoria, por meio de ações integradas de educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização.

De forma simultânea, técnicos da Chefia de Segurança no Trânsito do Detran/AL e representantes da área de educação da SMTT do município de Arapiraca ministraram uma palestra nas Escolas Estaduais Adriano Jorge e Pedro Reis com o intuito de disseminar a importância da educação no trânsito e promover a mudança de comportamento da população arapiraquense.

“É uma alegria imensa está iniciando esse ciclo de palestras. Hoje visitamos apenas as primeiras das 13 escolas de Arapiraca e regiões circunvizinhas que escolhemos. Nosso grande objetivo é fazer uma reflexão com os jovens sobre a realidade urbana da cidade que eles vivem e alertar que a motocicleta, apesar de ser um transporte de baixo custo, também oferece um grande risco. Vamos tentar sensibilizá-los dando dicas de comportamento no trânsito para que eles não façam parte da estatística de acidentes”, ressaltou a analista da chefia de segurança no trânsito, Edira Soares.

Para a cidade de Arapiraca foram definidas 12 ações de educação e três foram priorizadas para serem executadas neste ano de 2016. Além do ciclo de palestras que já teve início nas instituições de ensino, estão previstas ainda oficinas para técnicos de segurança no trabalho que atuam em empresas privadas e a mudança na portaria que dá direito aos mototaxistas e motofretistas obterem o alvará para que eles possam exercer a profissão passando também por um curso de reciclagem.

Segundo dados do Detran/AL, os acidentes com motocicletas representam 70% do total de atendimentos registrados na Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca, motivo pelo qual o município foi escolhido para ser uma das cidades pilotos para a implantação do plano.

INTEGRAÇÃO

Com o propósito de realizar uma integração para que o plano seja executado com eficácia, técnicos do Detran/AL também estiveram reunidos com diversos órgãos que estão participando da construção do PSVM para debater as ações que serão realizadas nos meses de outubro e novembro.

Uma das ações que já está confirmada para o mês de novembro é realização de uma audiência pública, que será continuidade do diagnóstico social para que a sociedade se conscientize e contribua com sugestões para o plano.

Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Unidade de Emergência do Agreste, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria de Educação, SMTT de Arapiraca e Campo Alegre entre outros.

Lays Peixoto – Agência Alagoas

05/10/16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *