Famílias da extinta favela de Jaraguá protestam contra atraso do auxílio-moradia

A Prefeitura explicou que o pagamento das parcelas de dezembro e janeiro será efetuado este mês.

protesto3-350x229

Moradores da extinta favela de Jaraguá realizaram nova manifestação nesta quarta-feira, 20, nas proximidades da balança de peixe, contra o atraso no pagamento do auxílio-moradia pago pela Prefeitura de Maceió. O auxílio tem sido fornecido desde julho do ano passado quando as famílias deixaram a favela atendendo a uma determinação judicial para demolição dos barracos.

Nesta tarde, um pequeno grupo ateou fogo a pneus e galhos de árvores nos dois sentidos da Avenida Cícero Toledo que liga Jaraguá ao bairro da Pajuçara. Apesar de o protesto não ter se prolongado por muito tempo, o trânsito ficou congestionado e condutores revoltados.

Os manifestantes alegam que o motivo do bloqueio é que atendentes do banco onde recebem o auxílio informaram que desde dezembro não há “programação bancária” para efetuar o repasso dos valores. O maior problema, segundo as famílias, é que os proprietários dos imóveis alugados não entendem o atraso e ameaçam despejo.

A equipe de combate à incêndio do Corpo de Bombeiros esteve no local debelou as chamas e uma guarnição da Polícia Militar conseguiu convencer os manifestantes a liberarem a via.

protesto-350x227Previsão de repasse

“A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o pagamento do auxílio moradia é liberado todo dia 25 de cada mês. Devido ao fechamento do sistema financeiro do Município (E-SAFIRA) no mês de novembro de 2015, para fechamento do ano orçamentário, os beneficiários foram comunicados que a parcela a ser paga em 25 de dezembro seria efetuada em janeiro de 2015, devido a impossibilidade de empenhar o valor correspondente. No próximo 25 será efetuado o pagamento da parcela de janeiro e a retroativa de dezembro, como comunicado previamente aos beneficiários”, diz a nota da Prefeitura de Maceió.

Alagoas24horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *