Saiba como observar a superlua que vai iluminar o céu neste domingo 

A "supermoon" is seen behind the Christ the Redeemer statue in Rio de Janeiro, Sunday, May 6, 2012. A supermoon is the coincidence of a full moon (or a new moon) with the closest approach the moon makes to the Earth. (AP Photo/Victor R. Caivano)
A “supermoon” is seen behind the Christ the Redeemer statue in Rio de Janeiro, Sunday, May 6, 2012. A supermoon is the coincidence of a full moon (or a new moon) with the closest approach the moon makes to the Earth. (AP Photo/Victor R. Caivano)

Neste domingo (16), será possível observar uma Lua maior e mais brilhante nos céus do Brasil e do Hemisfério Sul.

É a primeira superlua de 2016. O fenômeno será melhor observado a partir das 21h, quando a Lua começará a aparecer no horizonte Leste do céu.

O fenômeno ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite natural está mais perto da Terra – coincide com a fase cheia da Lua.

Os astrônomos recomendam observar o satélite nesse momento inicial da noite, logo que aparece no horizonte, para aproveitar uma “ilusão de ótica” que a faz parecer maior e com um colorido mais intenso. Quando a noite tem céu claro, a Lua pode parecer até 14% maior e até 30% mais brilhante.

É o melhor momento para fazer fotos: A Lua no horizonte aparece acima de casas, prédios e árvores, sendo possível observar seu tamanho em comparação a estas estruturas.

“Não é necessário nenhum instrumento para observar o fenômeno, mas binóculos ou lunetas podem ajudar a ver alguns detalhes da Lua, já que ela estará mais próxima de nosso planeta”, sugere à Veja Daniel Mello, astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A supelua deverá se repetir também nos dias 14 de novembro e 14 de dezembro.

Brasil post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *