Samu Neonatal garante transporte para criança com câncer

Paciente é transportado todos os dias pelo serviço para fazer radioterapia

73723158232ce8e63a27e4e1b70c39a3_l

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está assegurando que o pequeno V.A.L.S., de 6 anos, seja transportando todos os dias até a Santa Casa de Maceió, no Centro, para se submeter a sessões de radioterapia que visam tratar um câncer. O procedimento atende ao que está previsto no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conforme diagnóstico em laudo médico, ele é portador de tumor de tronco cerebral inoperável e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da Santa Casa, no bairro do Farol, sem previsão de alta. Por isso a necessidade de ser transportado todos os dias, por meio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) Neonatal, já que V.A.L.S. apresenta rebaixamento do nível de consciência e precisa de radioterapia por um período mínimo de 19 dias, de acordo com prescrição médica.

A ambulância do Serviço Neonatal é equipada com ventilação mecânica, incubadora aquecida, além de um kit de reanimação neonatal, entre outros equipamentos. A equipe do serviço é formada por um médico neonatologista, enfermeiro, além de um condutor socorrista.

“Embora a criança não esteja na faixa etária de atendimentos do Serviço Neonatal, faz-se necessário atendê-la, devido ao agravo que ela representa. Por isso, necessita de um transporte adequado e com profissionais especializados e treinados, como é o caso de uma Unidade de Suporte Avançado”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Serviço Neonatal

Criado em 2009, o Serviço Neonatal é responsável pelo atendimento de urgência e emergência a recém-nascidos com até 30 dias de vida. O serviço conta com uma ambulância tipo Unidade de Suporte Avançado, além de profissionais especializados nesse tipo de ocorrência.

Arnaldo Santtos – Agência AL

17/10/16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *