Vento Nordeste: entenda a ventania que atinge Maceió

orla-maceio-vento
Em vários pontos da capital alagoana as rajadas de vento deixaram muitas pessoas assustadas e curiosas para saber o motivo de tal fato. O fenômeno é conhecido como Vento Nordeste e ocorre sempre entre setembro e novembro, conforme explica a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Ontem (06) em alguns pontos da cidade o vento chegou a balançar semáforos e na Orla a ventania trouxe consigo muita areia, o que causou incômodo em pedestres e motoristas. Segundo o meteorologista da sala de alerta da Semarh, Vinícius Nunes Pinho, o vento é proveniente tanto da região Nordeste ou de Leste e atinge a região costeira de Alagoas, que compreende o litoral e o Baixo São Francisco.

O meteorologista ressalta que a ventania mais intensa que vem ocorrendo no Nordeste pode chegar, a depender das rajadas de vento, a 50 km por hora, em casos mais excepcionais.

“Na região costeira em Alagoas, há uma intensidade moderada do vento entre 20 e 30 km por hora. Comumente, a população vai sentir um vento mais forte no período da tarde e início da noite”, afirma o meteorologista da Semarh.

Por fim, Vinícius recorda que o Vento Nordeste é comum no período da primavera, no entanto, pode ocorrer em outras estações do ano.

Como método de prevenção, a Sala de Alerta da Semarh emitiu comunicado à Defesa Civil Estadual para ficar atenta à intensidade dos ventos.
SEMARH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *